terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pedro Marodin

Esteve em nossa Escola nos dias 30 e 31 de agosto, o poeta gaúcho Pedro Marodin.
 Para os alunos de 5ª ao Ensino Médio e Curso Normal, o tema da palestra foi " O imaginário na vida e obra de Pedro Marodin.;além da palestra, o escritor realizou  um recital de poesias, fez comentários sobre suas obras e respondeu a questionamentos dos alunos.
Para os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais fez um recital de poesias e contação de história a partir do livro - Toninho Pescador.
No turno da noite teve sessão de autógrafos.

Livros:
Ermitagem
Sexo das flores
O grande minerador
Buquê de flores
Diário de um poeta pé na estrada
Sem meias palavras
Triskel
Toninho Pescador
Vinte e um

                                                                   contato@pedromarodin.com.br




maquete dos alunos - obra: Toninho Pescador


exposição dos livros



marcadores de páginas com poesias do escritor

apresentação do escritor com o prof. Samuel






palestra



recital de poesias



Adoramos conhecer este escritor!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Participação no Ciclo de Estudos Acadêmicos UAB- Três Passos

No dia 25 de agosto as alunas Marcieli Metz (210), Mariana Franciscon (5ª B), Évelin Beckmann (5ª B) e Isabela Konzen (6ª A), representaram a Escola na abertura do Ciclo de Estudos Acadêmicos de Pedagogia - UAB- Pólo de Três Passos, com apresentações musicais.
A aluna Marcieli, que tem como estilo a música Gospel, cantou a música "Conquistando o Impossível", de Jamily.
As alunas Mariana, Évelin e Isabela cantaram e tocaram a música "Acorda pra vida", de Rick e Renner.
As alunas participam da Sala de Altas Habilidades, coordenadas pela profª Vera Campos. Nesta Sala são desenvolvidas vários projetos como: teatro, contação de histórias, ateliê de desenhos, pintura em telas, artesanato, música, matemática, entre outros.
A identificação destes alunos é realizada através da observação das expressões e potencialidades no ambiente familiar, social e escolar.


Parabéns alunas! Vocês são talentosas!

Alunos e alunas talentosas existem em nossas Escolas. Eles e elas esperam que o professor os descubram, estimulem, desafiem, dêem suporte, vibrem e sejam seus aliados no proceso de construção do conhecimento.

Encerramento da MEP

Encerrou na tarde do dia 26 de agosto a 8ª MEP. Os alunos da turma 10 participaram das atividades de encerramento com uma linda coreografia da música "Aquarela do Brasil", devolvendo as bandeiras para as 16 Escolas participantes.

Érico!!!








Momento da devolução das bandeiras para as Escolas participantes

Palestra com assistente social- Patrícia -CAPS

No dia 26 de agosto as alunas da Turma 30 conheceram o trabalho do CAPS- Três Passos. A palestra com a assistente social Patrícia Ketzer oportunizou às normalistas uma aproximação com o trabalho do Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS).
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Três Passos foi inaugurado no dia  23 de julho de 2010, atende pessoas com transtornos mentais severos e permanentes, prestando acompanhamento diário aos usuários com atendimento clínico, psicológico, social, e através de grupos terapêuticos e artesanais.
O CAPS conta com uma equipe multidisciplinar. O objetivo do trabalho  é promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais, garantindo  o acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os pacientes do CAPS são classificados de acordo com as suas necessidades. Alguns pacientes frequentam diariamente a instituição, participando de diversas oficinas: pintura, leitura, escrita, atividades físicas, aulas de dança , culinária e horta.  Os pacientes passam por avaliação individual pela equipe de trabalho do CAPS mensalmente.




CAPS

"Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.
É função dos CAPS:
- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.
Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. O critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município."

( fonte: Ministério da Saúde)

CONFECÇÃO DE ALFABETOS - TURMA 20

Profª Juraci Mantay
Disciplina: Didática da Linguagem e Alfabetização

















quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ATENÇÃO ALUNAS: AUTOAVALIAÇÃO DO 2º TRIMESTRE

  • ENTREGAR  A FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO ATÉ O DIA 30/08 PARA A PROFª FÁTIMA

ATENÇÃO ALUNAS DA TURMA 10: TRABALHO DE BIOLOGIA


Trabalho à distância

Turma 10 Curso Normal

Biologia- Profª Margaret Mocelini





Morfologia e fisiologia comparada de células

Experimento: Osmose

Material:

2 copos de vidro transparente, identificados com os números 1 e 2

10 colheres (sopa) de açúcar

2 ovos, com casca, de tamanho semelhante e com mesma data de validade

1 copo de vinagre (250 ml)

1 copo de água fria (250 ml)

1 copo de água quente (250 ml)

Preparo da solução hipersaturada de açúcar:

Em uma panela, coloque o copo de água quente com as 10 colheres de açúcar e leve-a ao fogo, mexendo

sempre até que o açúcar se dissolva por completo e a solução se torne amarelada e viscosa. Espere a panela

esfriar e guarde a solução na geladeira até o 3º dia do experimento.

Procedimento do experimento:

1. Despeje o vinagre no copo nº 1 e a água fria no copo nº 2.

2. Lave os ovos somente com água. Em seguida, coloque um ovo no copo nº 1 (mergulhado em vinagre) e outro

no copo nº 2 (mergulhado em água fria).

3. Observe o sistema por 5 a 10 minutos e faça anotações sobre o que acontece nos dois copos.

4. Deixe o sistema em repouso por dois dias.

5. Observe as alterações ocorridas nos copos 1 e 2 durante esse período e faça anotações sobre as etapas de

transformação do experimento.

Interferindo no sistema:

6. No 3º dia, tomando cuidado para não romper a membrana do ovo que está no copo nº 1, retire-o do copo e

jogue fora o vinagre.

7. Lave o ovo com cuidado, apenas com água, recoloque-o no mesmo copo (agora sem o vinagre) e adicione

cerca de 250 ml da solução fria (não gelada) hipersaturada de açúcar.

8. Compare o ovo contido no copo nº 1 com o ovo do copo nº 2 e observe se há diferenças entre eles. Não se

esqueça de fazer suas anotações.

Observações finais:

9. Deixe novamente o sistema em repouso por pelo menos mais um dia (o ovo que está no copo no 1 deverá ficar

mergulhado na solução de açúcar).

10. Após esse período, retire cuidadosamente os ovos dos copos no 1 e no 2, lave-os e compare o tamanho,

textura e cor. Finalmente, compare essa situação com a situação anterior (quando o ovo esteve mergulhado

em vinagre) e anote suas observações.





Com base no experimento apresentado, responda às questões a seguir:

1. Você observou no item 2 do experimento que o ovo, inicialmente, ficou submerso na solução de vinagre. Explique esse acontecimento.

2. Logo após o ovo ser colocado no vinagre (copo nº 1), aconteceu um fenômeno químico importante e fácil de ser observado. Explique esse acontecimento.

3. Ao se colocar o ovo no copo nº 2 também ocorreu algo visualmente semelhante, porém trata-se de um fenômeno físico. Você saberia comparar esses acontecimentos?

4. O ovo tirado do copo com vinagre apresenta características diferentes daquelas que foram observadas inicialmente. Explique esse acontecimento.

5. Do ponto de vista biológico, qual a finalidade de a casca do ovo ser permeável?



Contextualizando o conhecimento adquirido com este experimento, responda às seguintes questões:

6. Com relação ao aspecto físico, qual é a diferença existente entre um milho verde cozido em água com sal e outro milho verde cozido somente em água? Justifique sua resposta.

7. Como você pode usar o fenômeno da osmose na conservação de alimentos?

8. Você acha que é possível aos peixes de água doce sobreviver em água do mar e vice versa? Justifique sua resposta.


 Bom Trabalho!

CONFECÇÃO DE JOGOS NA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS

PROFª MARGARET MOCELINI


Sabemos que os jogos e as brincadeiras são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento, são essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Os alunos que são alfabetizados por meio de jogos, desenvolvem-se com maior eficiência, a criança vê e constrói o mundo, pois trabalha com a diversidade cultural e desperta a vontade para aprendê-lo.

Podemos dizer que todo ser humano pode beneficiar-se dos jogos, tanto pelo aspecto lúdico de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.27), “no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos, os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparenta ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando”. Em outras palavras, através do brincar, a criança tem em suas mãos a possibilidade de lidar e estabelecer relações com os outros e com ela mesma. Assim, cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento. Portanto, entendo que com os jogos a criança brincando aprende, por que, então, não a ensinarmos de maneira que ela aprenda melhor?”

O valor pedagógico dos jogos é incontestável, as brincadeiras e os jogos são atividades indispensáveis para o desenvolvimento da criança. É por meio do brincar que ela pensa e reorganiza as situações cognitivas que vivencia. Portanto, os jogos podem ser utilizados pelo professor de forma espontânea ou dirigidos, a fim de propiciar a aprendizagem, tornando-se necessária uma reflexão por parte de todos os sujeitos envolvidos.

Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento.

O jogo e a brincadeira são sempre situações que a criança realiza, constrói e se apropria de conhecimentos das mais diversas ordens. Eles possibilitam, igualmente, a construção de categorias e a ampliação dos conceitos das várias áreas do conhecimento. Nesse aspecto, o brincar assume papel didático e pode ser explorado no processo educativo, uma vez que a aprendizagem geralmente ocorre, quando se problematiza o conhecimento para o aluno. Quando se fala em problematizar, significa colocar, para a criança, uma questão básica que suscite um processo de aprendizagem. Significa apresentar o jogo de forma que ele constitua uma questão real para o educando, um problema a ser solucionado, seja este de natureza lingüística, científica ou estética. Brincar ou jogar, na escola, não é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, porque a vida escolar é regida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes, também nas atividades diárias da criança.

Desse modo, os jogos são situações em que a criança revela uma maneira própria de ver e pensar o mundo; aprende a se relacionar com os companheiros, a trocar pontos de vista com outras perspectivas possíveis, a raciocinar sobre o dia-a-dia, aprimorar os conceitos científicos, enfim, compreendidos a sua importância, eles podem tornar-se uma atividade pedagógica indispensável à formação de conceitos.