segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween







Introdução

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.




ORIGEM DA PALAVRA HALOWEEN
A palavra Halloween tem origem na religião católica. É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".
O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).
De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druídas, nesse exato dia. Para os druídas, Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.
Período Pré-Cristão
Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.
Estes raptavam crianças, destruíam plantações e matavam os animais das fazendas. Acendiam-se fogueiras nos topos das colinas nas noites de Samhain. As fogueiras talvez fossem acesas para guiar os espíritos às casas dos seus parentes ou para matarem ou espantarem as bruxas. A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nesses rituais originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos, com festas e folias próprias deles mesmos. Supunha-se que fantasmas " frustrados" pregavam peças nos humanos e causavam acontecimentos sobrenaturais.
Período Cristão
Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem todos aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Alguns dos costumes trazidos pelos colonos foram mantidos, mas outros foram mudados, a fim de que houvesse adaptação às novas maneiras de viver.
Como exemplo, temos as Jack-O-Lanterns que, feitas com nabos primitivamente, passaram a ser feitas com abóboras. Essas Jack-O-Lanterns são um dos símbolos mais conhecidos do Halloween e têm sua origem entre os irlandeses.
Jack-O-Lantern
Conta a lenda que um homem chamado Jack não conseguiu entrar no céu porque era muito avarento, e foi expulso do inferno porque costumava pregar peças no diabo. Foi, então, condenado a vagar eternamente pela terra carregando uma lanterna para iluminar seu caminho.
"Trick or Treat" (Travessuras ou Gostosuras)
A fórmula Trick or Treat também se originou da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa irlandesa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, vestidas com roupas extravagantes, pedindo doces e balas.
Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e alegria. Nessas festas, as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo doces e dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.

Apresentação do livro: "Na vida dez, na escola zero"


Atenção turma 30!

Hoje dia 31 de outubro é a apresentação do livro: "Na vida dez, na escola zero"-  Terezinha Nunes Carraher
Coordenação : profª Iria
Horário: 15h 10min

Sinopse:

Existe no Brasil a crença de que a matemática pode classificar os alunos em mais inteligentes e menos inteligentes, ou os que sabem raciocinar e os que não sabem. No entanto, a matemática escolar é apenas uma das formas de se fazer matemática. Muitas vezes, dentre os alunos que não aprendem na aula estão alunos que usam a matemática na vida diária, vendendo em feiras ou calculando e repartindo lucros. Este livro analisa a matemática na vida diária entre jovens e trabalhadores que, na maioria das vezes, não aprenderam na escola o suficiente para resolver os problemas que resolvem no dia-a- dia.
 O psicólogo e o educador encontrarão nestes estudos sugestões sobre como olhar o raciocínio de uma forma mais independente da ideologia do saber instituído. O professor de matemática poderá descobrir que o conhecimento matemático é acessível a muitos, mas que é preciso saber como interpretar os procedimentos matemáticos desenvolvidos fora da sala de aula.
A contribuição que este livro traz para a Psicologia e a Educação Matemática está na demonstração de três hipóteses centrais à compreensão do raciocínio e da aprendizagem. A primeira delas refere-se à participação dos instrumentos culturais no raciocínio matemático. Verificou-se que os alunos que participaram desses estudos eram mais competentes no cálculo oral do que no cálculo escrito. A segunda hipótese remete à tensão entre diversidade cultural e universalidade da Matemática, demonstrando-se que os princípios lógicos utilizados na Matemática oral e na Matemática escrita são os mesmos. A terceira hipótese refere-se à origem do raciocínio matemático. Em todos os estudos, os participantes revelam claramente que seu raciocínio tem origem em suas atividades, as quais organizam o uso que fazem dos sistemas de numeração e da aritmética. Esta nova edição inclui uma introdução inédita com reflexões feitas por Terezinha Nunes sobre a influência desses estudos em suas investigações.

Critérios de avaliação para o Seminário da Turma 10



Atenção alunas e aluno da Turma 10!

O seminário de vocês sobre "Danças Folclóricas do Brasil", marcado para o dia 01 de novembro, terá os seguintes critérios de avaliação:

1)      Domínio do conteúdo e oralidade ( 40)

2)      Caracterização e identificação do conjunto em relação ao tema:

vestimentas, adornos, recursos, instrumentos ( 20)

3)      Criatividade, beleza e desenvoltura no uso das expressões artísticas (15)

4)      Obediência ao tempo estabelecido (05)




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Para refletir...

Só é necessário um minuto para que simpatize com alguém, uma hora para gostar de alguém, um dia para querer bem a alguém, mais é preciso de toda uma vida para que possa esquecê-lo.
(desconhecido)

Atividades na Escola Estadual Padre Gonzáles

A Turma 20 encerrou as atividades do mês da Criança no dia 25 de outubro na Escola Estadual Padre Gonzáles. As crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais participaram ativamente das atividades propostas.
Agradecemos a Coordenação Pedagógica, Vice-direção e professores pela recepção calorosa.






Seminário de Física




No dia 21 de outubro, as alunas das turmas 10, 20 e 30, coordenadas pela profª Micheli, realizaram Seminário de Física.



Os temas pesquisados foram os seguintes:


Turma 10
  • É possível uma moeda acelerar mas do que um carro esportivo? ( Tamara e Bruna Simoni)
  • Atrito e suas superfícies ( Ariane, Liliana e Sílvia)
  • Imponderabilidade ( Greice e Jéssica Gomes)
  • Gravidade zero ( Luciane e Jéssica E.)
  • Por que a lua não sai de órbita? ( Catiane e Maria)
  • Como percorrer muitos metros sem sair do lugar? ( Milena e Isabel)
  • 1ª lei de Newton ( Bruna H. e Andrieli)
  • A bola quando toca o gramado molhado ganha mais velocidade? ( Veridiane, Andressa W. e Bianca)

    Turma 20
    • Por que uma porção de manteiga demora mais para derreter se colocada dentro de um copo de água? ( Amanda)
    • É impossível medir a temperatura instantânea do corpo? ( Ana e Francieli)
    • Por que não cnvêm construir minha casa ao lado do meu vizinho? ( Daniela e Taynara)
    • Comida quente pode ir à geladeira? ( Camila e Ananda)
    • Por que uma massa de gelo em fusão derrete mais rápido do que uma mesma massa de água em ebulição? (Keila e Tatiana)
    • Uma nuvem na garrafa ( Andressa e Luana)
    • A temperatura das estrelas ( Caroline e Fernanda)
    • Pescaria no gelo ( Kíssyla e Tatiane)
    • Por que um lago congela apenas na suprefície? ( Giovana)

      Turma 30
      • O chuveiro elétrico e as diferentes temperaturas da água ( Núbia e Aline)
      • A gaiola de Faraday ( Ruthiely e Pâmela)
      • Como um pequeno pedaço de um material pode ser mais resistente do que um pedaço maior do mesmo material? ( Daniela e Sinara)
      • A responsabilidade de cada aparelho no consumo elétrico ( Carine e Fátima)
      • Supercondutividade a altas temperaturas e interruptores e lâmpadas incandescentes (Claudia e Alana)
      • como ligar uma lâmpada de 110v em 220v sem que ela queime? ( Camila e Kamile)
      • Raios e relâmpagos ( Carina e Ana)
      • Os opostos se atraem? ( Andressa e Thaís A.)
      • Por que podemos receber choque elétrico mesmo sem tocar em um corpo eletrizado? ( Patrícia e Júlia)
      • Gerador de Van Graff ( Flávia, Taís e Estela)





        Palestra com o deputado Jeferson Fernandes

        Dia 21 de outubro, os alunos dos 2ºs, 3ºs anos do Ensino Médio e do Curso Normal assistiram a palestra sobre os Grêmios Estudantis, com o deputado estadual Jeferson Fernandes.
        O deputado é o presidente da Escola do Legislativo.



        segunda-feira, 24 de outubro de 2011

        Vida

        A vida é uma oportunidade, aproveita-a.
         A vida é beleza, admira-a.
        A vida é beatificação, saboreia.
         A vida é sonho, torna-o realidade.
        A vida é um desafio, enfrenta-o.
        A vida é um dever, cumpre-o.
         A vida é um jogo, joga-o.
         A vida é preciosa, cuida-a.
         A vida é riqueza, conserva-a.
        A vida é amor, goza-a.
        A vida é um mistério, desvela-o.
         A vida é promessa, cumpre-a.
         A vida é tristeza, supera-a.
        A vida é um hino, canta-o.
        A vida é um combate, aceita-o.
         A vida é tragédia, domina-a.
        A vida é aventura, afronta-a.
         A vida é felicidade, merece-a.
         A vida é a VIDA, defende-a.

        Madre Teresa de Calcutá

        quinta-feira, 20 de outubro de 2011

        Libras

        No dia 19 de outubro, as alunas da turma 10 apresentaram o alfabeto em libras e as alunas da turma 30 apresentaram histórias dos clássicos da literatura infantil e 30 para as turmas da nossa Escola, atividades em Libras.
        As alunas foram orientadas pela professora Silvete, profª de Libras do Curso Normal.