terça-feira, 23 de abril de 2013

Trabalho de Arte: Natureza Morta

Turma 11
Profª Giovana


A natureza-morta é uma obra de arte que retrata principalmente seres inanimados, geralmente objetos tipicamente comuns que podem ser naturais (alimentos, flores, plantas, pedras ou conchas) ou artificiais (copos, livros, vasos, jóias, moedas, tubos e assim por diante). Com origens na Idade Média e na pintura greco-romana antiga, é partir da época romana que começa a tradição de se usar crânios humanos e restos mortais em pinturas como um símbolo da mortalidade, muitas vezes com frases como Omnia aequat mors (A morte torna todos iguais).
As pinturas de naturezas-mortas também serviam de adorno para o interior de tumbas egípcias. Acreditava-se que objetos, alimentos e outros itens pintados nas paredes, tornam-se reais e disponíveis para o falecido na outra vida. Mosaicos decorativos chamados de “emblema”, encontrados nas casas dos romanos ricos, demonstraram a variedade de comida desfrutada pelas classes superiores e também funcionava como sinais de hospitalidade e celebração das estações do ano e da vida. Por volta do século 16, alimentos e flores voltariam a aparecer como símbolos das estações e dos cinco sentidos.





segunda-feira, 15 de abril de 2013

QUERIDOS NORMALISTAS DAS TURMAS 10 E 11


Encontrei o livro "O Mundo de Sofia", romance da história da Filosofia( Jostein Gaarder), em pdf.

Para acessar entrem no link:
http://ebookbrowse.com/o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder-pdf-d431021039

É um ótimo livro, maravilhoso, envolvente!
Não deixem de ler!
Boa leitura!





O Mundo de Sofia é um romance escrito pelo norueguês Jostein Gaarder, publicado em 1991 e considerado como um guia básico de filosofia.
A personagem principal do livro é Sofia Amundsen, que vive na Noruega com sua mãe, pois seu pai trabalha a maior parte fora, e por isso fica sempre ausente. Ela está para completar quinze anos, às vésperas do seu aniversário ela recebe duas mensagens um tanto misteriosas, com perguntas do tipo: Quem é você? De onde vem o mundo?
Após essas comunicações misteriosas, Sofia passa a receber paulatinamente um curso de filosofia por correspondência, tornando-se aluna do filósofo Alberto Knox, que no começo ele é totalmente anônimo, mas conforme a história se desenrola ele revela cada vez mais sobre si. Sofia passa a receber cartões postais, que foram escritos pelo major Albert Knag, um major de uma unidade das forças de manutenção da paz da ONU do Líbano, e endereçados a Hilde Moller Knag, sua filha, porém os cartões seguiam aos cuidados de Sofia. Alberto ensina a Sofia sobre a história da filosofia, fazendo uma revisão de uma maneira de fácil compreensão, mostrando o que é de mais importante desde os pré-socráticos até Jean-Paul Sartre. Ao longo das lições filosóficas, Sofia e Alberto tentam desvendar o misterioso Albert Knag.

Sobre o autor:

Jostein Gaarder nasceu na cidade de Oslo em 1952, filho de um casal de professores, foi professor de filosofia e História de Ideias, publicando várias obras 1986 a 1988, recebeu o prêmio Nacional da Crítica Literária norueguesa em 1990.
Em 1993, após o grande sucesso do livro O Mundo de Sofia que foi traduzido para mais 53 línguas, com 26 milhões de cópias vendidas, sendo somente 3 milhões foram vendidas na Alemanha.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

LOGOTIPO DO ÉRICO PARA COMEMORARMOS OS 50 ANOS DESTA IMPORTANTE INSTITUIÇÃO DE ENSINO


Lembrete aos alunos da Turma 20!

Estou repassando alguns endereços para que vocês possam baixar o livro "O que é Educação", do Carlos Rodrigues Brandão.
O seminário do livro será no dia 09/05/ Quinta-feira.
Entregar em trios o resumo do livro na mesma data do seminário.

Qualquer dúvida entrem em contato comigo
Profª Fátima

http://pt.scribd.com/doc/39369244/O-que-e-Educacao-BRANDAO-Carlos-Rodrigues
http://solivrosonline.blogspot.com.br/2012/02/livro-o-que-e-educacao-de-carlos.html
http://ebooksgratis.com.br/tag/colecao-primeiros-passos/



Tenho uma grande novidade para a Turma 20!

Fomos convidados pela coordenação da Fetreli do Colégio Ipiranga para nos dias 14, 15 e 16 de maio realizarmos as Oficinas de Contação de Histórias e Pintura de Rosto. 

Turma 20: Precisamos combinar os detalhes e escolher uma boa História para "Contar e Encantar as crianças"
Agradecemos ao Colégio Ipiranga pelo convite!

 Dramatização do livro: O grande rabanete/ Tatiana Belinky



Dicas de blogs que abordam a importância de contar histórias:

Atenção Normalistas!

Iniciaram as atividades de Didática de Educação Física com a professora Dilse.
Os grupos devem ficar atentos a data e horários de suas aplicações:
*Turma 30: Terças- feiras
*Turma 20: Quartas-feiras
Local: Érico
Turmas de aplicação: Educação Infantil e Anos Iniciais

Alguns momentos da atividades desta semana:

Turma 30









Turma 20








sexta-feira, 5 de abril de 2013

Queridos Normalistas!

Bem vindos ao Curso Normal!
A Direção da Escola, Coordenação Pedagógica, Supervisão de Estágio e Professores do Curso Normal estão muitos felizes em recebê-los.
Tenham um ano maravilhoso de estudos, reflexões, produções, aprendizagens...
E que juntos possamos construir e reconstruir conhecimentos!


"Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação". ( Paulo Freire)