segunda-feira, 9 de maio de 2011

projeto funarte Turma 10












Três Passos recebe projeto da FUNARTE



Na semana de 11 a 15 de abril a cidade de Três Passos recebeu o projeto “Leitura Dramática: Revelando a Dramaturgia Brasileira para Jovens Leitores e suas Comunidades”. Contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária o referido projeto é uma das iniciativas do Ministério da Cultura visando intensificar as atividades culturais nos municípios dos Territórios da Cidadania.

Totalmente financiado pela Funarte - Fundação Nacional de Artes e desenvolvido pelo professor Fabiano Tadeu Grazioli, que é mestre em Estudos Literários e Diretor de Teatro, o projeto leva aos municípios envolvidos duas ações distintas: Oficinas de Leitura Dramática e Sessões de Leitura Dramática abertas à Comunidade. Nas oficinas as alunas da turma 10,Curso Normal, entraram em contato com diversos textos da dramaturgia brasileira através de técnicas de Leitura Dramática e jogos teatrais. Além disso, foram tematizadas questões relacionadas ao gênero dramático, como sua história e estrutura, bem como as características que o particularizam frente aos outros gêneros. As oficinas tiveram a duração de 20 horas previstos. As sessões de Leitura Dramática, realizadas com alunos da Escola, funcionaram como uma amostra do trabalho desenvolvido durante a oficina. Foram duas sessões, cada uma com o número aproximado de 100 espectadores.

O curso representou para as alunas envolvidas, momentos  significativos de aprendizagem, conhecimento e confiança. Também participaram do curso, as professoras Vera e Fátima.