Rua Gaspar Silveira Martins, 1415
Três Passos/RS
CEP: 98600-000
Fone **(55) 3522-2417
E-mail – ieeericoverissimo@via-rs.net
Curso Normal – Formação de professores a nível médio na
Educação Infantil e Anos Iniciais.
Proposta de Estágio Supervisionado
1. Apresentação
O Estágio Supervisionado é parte indissociável da formação docente, representando um momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem. Constitui-se num importante instrumento de integração entre teoria, prática e formação profissional.
A proposta de Estágio Supervisionado pretende fazer da realização das atividades de estágio uma experiência produtiva, proporcionando ao aluno(a) competências e habilidades que o qualifica para o exercício da futura atuação profissional.
2. Justificativa
Justificamos a presente proposta, tendo em vista:
• O aperfeiçoamento da Prática Pedagógica, por ser uma exigência legal para a conclusão do Curso Normal;
• Oportunidade especial de aprendizagem, destinando-se ao ensaio e exercício do planejamento, da execução e da avaliação do trabalho de regência da classe em situação de sala de aula;
• Importante experiência para a formação profissional e da cidadania do(a) aluno(a) estagiário(a).
3. Objetivos
• Proporcionar ao futuro educador a aprendizagem teórico-metodológica, visando o desenvolvimento do seu processo de formação profissional;
• Possibilitar a aquisição de maior conhecimento e experiência no campo profissional;
• Promover a integração entre a Escola de Formação e as instituições concedentes;
• Assegurar a formação básica geral e comum, a compreensão da gestão pedagógica no âmbito da educação escolar contextualizada;
• Instrumentalizar o aluno para a produção de conhecimentos a partir da reflexão sistemática sobre a prática.
4. Campos de Estágio Supervisionado
Instituições de Ensino Municipal, Estadual e Particular conveniados, no turno da manhã e tarde, nos níveis da Educação Infantil(4 a 5 anos) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
5. Atribuições do Estagiário
• Elaborar propostas pedagógicas coerentes com os princípios das Teorias Educacionais estudadas;
• Planejar, desenvolver e relatar, por escrito e oralmente, atividades docentes nas Escolas durante um semestre letivo (400h), com base nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e nos demais aspectos da realidade observada;
• Desenvolver seu trabalho abrangendo as diferentes áreas do conhecimento;
• Investigar e acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno, através de uma intervenção pedagógica investigadora e problematizadora;
• Desenvolver o processo de ação-reflexão-ação, com uma postura investigativa;
• Assumir uma postura político-pedagógica na instituição de estágio de modo participante, cooperativo, consciente, crítico e ético;
• Conhecer e cumprir a proposta de Estágio Supervisionado;
• Definir em conjunto com a Coordenação de Estágio Supervisionado o período, campo e condições para realizar o estágio;
• Firmar o termo de compromisso de estágio com a instituição concedente;
• Comparecer assídua e pontualmente ao local de realização de estágio;
• Obedecer às normas da instituição onde estiver realizando o estágio;
• Apresentar comportamento ético e postura profissional durante a realização do estágio;
• Participar de reuniões e atividades referentes à realização do estágio.
6. Deveres do estagiário
Antes:
• Conhecer e cumprir a Proposta de Estágio Supervisionado;
• Definir em conjunto com a Coordenação do Estágio Supervisionado período, campo e condições para a realização do estágio;
• Firmar o termo de compromisso de estágio com a instituição concedente.
Durante:
• Conhecer o Projeto Político e o Regimento Escolar da escola concedente.
• Manter em ordem e atualizada a documentação do estágio;
• Comparecer aos estágios pontualmente, nos dias, horas e locais pré determinados;
• Assumir comportamento ético e profissional em todas as atividades de estágio;
• Ser discreto na maneira de vestir;
• Zelar pelo material da instituição concedente;
• Justificar-se junto ao Professor(a) regente e Coordenação de Estágio Supervisionado em caso de faltas, desde que por motivos plausíveis e aceitáveis.
Depois:
• Elaborar relatório suscinto e objetivo do seu Estágio Supervisionado, apresentando conclusões e sugestões;
• Participar do Seminário de Estágio Supervisionado;
• Entregar os Cadernos de Estágio, os quais poderão ser retirados após 01 ano;
• Participar do Cerimonial de Formatura.
7. Atribuições dos Coordenadores de Estágio
• Acompanhar, orientar e avaliar os alunos estagiários na sua Prática Pedagógica;
• Assessorar os alunos (as) estagiários (as) que não demonstrem habilidades na Prática Pedagógica com as crianças, que tenham dificuldades no decorrer do estágio ou que não correspondam aos critérios e instrumentos de avaliação propostos, orientando-os individualmente para que possam redimensionar sua prática e desempenhar um bom trabalho.
Obs: Caso algum estagiário não dê o retorno satisfatório após orientações e assessoria, os orientadores de estágio poderão decidir, em conjunto com o mesmo, interromper sua prática, deixando-lhe aberta nova oportunidade, após ter buscado aprofundamento teórico/prático e sentir-se preparado para um novo estágio.
• Realizar visitas de acompanhamento (mínimo duas visitas).
8. Atribuições da Escola concedente de Estágio
• Cedência das instalações que forem necessárias para a prática do Estágio Supervisionado;
• Designar um responsável pelo acompanhamento dos estagiários na instituição;
• Comunicar ao orientador de Estágio qualquer anormalidade ocorrida durante o estágio;
• Assinar a documentação comprobatória do Estágio Supervisionado, constando o período de realização, carga horária cumprida e atividades realizadas;
• Proporcionar condições para que o estagiário vivencie atividades práticas na sua linha de formação.
9. Atribuições dos Professores Regentes da Classe de Aplicação
• O professor regente deverá acompanhar o trabalho do estagiário, orientá-lo e estar junto no planejamento e nas atividades desenvolvidas e intervir no trabalho, se houver necessidade, ou se perceber dificuldades por parte do estagiário (a);
• O professor regente juntamente com a Direção da Escola, deverá enviar “Ficha de Avaliação de Desempenho Mensal do Aluno Estagiário.” Esta ficha será emitida pela Coordenação de Estágio.
10. Avaliação da Prática Pedagógica e da Atuação do Aluno(a) Estagiário(a).
• Participação em todas as atividades propostas pelo estágio. Presença efetiva nas reuniões de assessoramento e nas atividades de estágio (salvo em casos especiais);
• Pontualidade: Estar atento(a) para o horário de início e término das atividades de estágio, para a data de entrega dos trabalhos solicitados e para as demais atividades que fazem parte do estágio;
• Comprometimento: Demonstrar responsabilidade individual e coletiva;
• Postura de investigação: Evidenciadas através da condição de diagnosticar situações e problemas de buscar alternativas de solução para as mesmas;
• Perspectiva globalizante e transdisciplinar na ação pedagógica. Elaboração de atividades que contemplem as diversas áreas do conhecimento e que sejam coerentes com os princípios orientadores da proposta pedagógica de estágio;
• Domínio teórico nas produções escritas e orais, coesão, coerência e logicidade;
• Atuação participativa, cooperativa, autônoma e crítica expressa nas diversas situações de estágio;
• Atualização constante evidenciada por leituras e outras fontes de informação;
• Planejamento em dia (do caderno de estágio);
• Organização e estética do caderno e do ambiente escolar;
• Coerência entre projeto e atividades;
• Metodologia/recursos;
• Seminário no final do semestre;
• Ficha de Avaliação de Desempenho Mensal do Aluno Estagiário.
11. Organização do Caderno de Estágio
No caderno deverá constar:
• Dados de identificação do estagiário;
• Dados de identificação da Escola de estágio;
• Referencial Teórico;
• Proposta de Estágio;
• Análise da realidade da Escola;
• Contextualização da turma;
• Sistema de avaliação da Escola;
• Projetos;
• Plano de aula.
No final do estágio devem ser elaboradas:
• Análise reflexiva do estágio;
• Pareceres do professor regente e Direção.
12. Elaboração dos Projetos
A partir do 1º dia de aula, a aluna deverá elaborar projeto. Nele deve constar:
• Nome do projeto;
• Justificativa;
• Objetivos gerais e específicos;
• Recursos/Metodologia;
• Conteúdos (por área de conhecimento);
• Atividade desafiadora;
• Cronograma;
• Avaliação do aluno;
• Avaliação do projeto.
13. Plano de Aula
Educação Infantil
• Data e número de aulas;
• Organização por momentos;
• Reflexão diária.
Anos Iniciais
• Data e número de aulas;
• Proposta da aula (agenda);
• Contextualização/Problematização;
• Atividades (detalhadas);
• Reflexão diária:pontos positivos e negativos da aula, o que houve de aprendizagem, de crescimento e o que não foi significativo. É o espaço de refletir a prática, não é um relatório de aula.
14. Observações
• O estagiário deverá ter sempre seu caderno em dia;
• O estagiário só poderá faltar nas reuniões de estágio e assessoramento, mediante justificativa médica;
• No final do estágio é obrigatório entregar o caderno de estágio;
• Manter-se sempre com postura profissional (ética e estética);
• Participar de todas as atividades que a Escola de Estágio promover;
• Organizar o Seminário de Conclusão de Estágio juntamente com os demais estagiários;
• Participar da Formatura.
15. Como ser um bom estagiário
• Pense e queira crescer na área profissional começando aprender a aprender;
• Seja dedicado, responsável e atencioso na oportunidade concedida;
• Seja pontual;
• Tenha atitudes de ética profissional;
• Desenvolva as atividades com eficiência e eficácia;
• Exponha suas idéias, no momento oportuno,, para um melhor aproveitamento das atividades realizadas;
• Cumprimente diariamente superiores, demais colegas e alunos;
• Seja amigável, chamando as pessoas pelo nome;
• Cuide de sua apresentação pessoal, sendo discreto na forma de vestir(utilize o uniforme da escola);
• Tenha espírito de equipe e colabore com as pessoas;
• Preste atenção ao que estão falando e, em caso de dúvida, pergunte;
• Apresente sugestões para a execução das tarefas que forem solicitadas.
• Zele pelo material da instituição;
• Aceite críticas, pense a respeito e tire proveito dos ensinamentos;
• Sempre verifique a qualidade de suas tarefas antes de passá-las adiante;
• Se você cometer um erro, admita-o;
• Corrija seus erros, aprenda com eles e procure não repeti-los;
• Seja discreto em suas anotações e observações;
• Mantenha desligado o seu aparelho celular durante o estágio;
• Esteja atento para alguns aspectos do seu desenvolvimento pessoal, que tem implicação direta na sua formação profissional:
- Visão e conhecimentos globais;
- Constante aprimoramento, aprendizado contínuo;
- Conhecimento teórico;
- Flexibilidade e criatividade.
“ ENSINAR É UM GESTO
DE GENEROSIDADE,
HUMANIDADE E
HUMILDADE”.
Ciente: ______________________________
Data: ______/_______/_______.
Fátima Bavaresco Alci Finatto
Coordenadora do Curso Normal Diretor
PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO!!!
ResponderExcluir