terça-feira, 10 de maio de 2011

PROPOSTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo
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Curso Normal – Formação de professores a nível médio na

Educação Infantil e Anos Iniciais.



Proposta de Estágio Supervisionado



1. Apresentação

O Estágio Supervisionado é parte indissociável da formação docente, representando um momento privilegiado do processo ensino-aprendizagem. Constitui-se num importante instrumento de integração entre teoria, prática e formação profissional.

A proposta de Estágio Supervisionado pretende fazer da realização das atividades de estágio uma experiência produtiva, proporcionando ao aluno(a) competências e habilidades que o qualifica para o exercício da futura atuação profissional.



2. Justificativa

Justificamos a presente proposta, tendo em vista:

• O aperfeiçoamento da Prática Pedagógica, por ser uma exigência legal para a conclusão do Curso Normal;

• Oportunidade especial de aprendizagem, destinando-se ao ensaio e exercício do planejamento, da execução e da avaliação do trabalho de regência da classe em situação de sala de aula;

• Importante experiência para a formação profissional e da cidadania do(a) aluno(a) estagiário(a).





3. Objetivos

• Proporcionar ao futuro educador a aprendizagem teórico-metodológica, visando o desenvolvimento do seu processo de formação profissional;

• Possibilitar a aquisição de maior conhecimento e experiência no campo profissional;

• Promover a integração entre a Escola de Formação e as instituições concedentes;

• Assegurar a formação básica geral e comum, a compreensão da gestão pedagógica no âmbito da educação escolar contextualizada;

• Instrumentalizar o aluno para a produção de conhecimentos a partir da reflexão sistemática sobre a prática.



4. Campos de Estágio Supervisionado

Instituições de Ensino Municipal, Estadual e Particular conveniados, no turno da manhã e tarde, nos níveis da Educação Infantil(4 a 5 anos) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.



5. Atribuições do Estagiário

• Elaborar propostas pedagógicas coerentes com os princípios das Teorias Educacionais estudadas;

• Planejar, desenvolver e relatar, por escrito e oralmente, atividades docentes nas Escolas durante um semestre letivo (400h), com base nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e nos demais aspectos da realidade observada;

• Desenvolver seu trabalho abrangendo as diferentes áreas do conhecimento;

• Investigar e acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno, através de uma intervenção pedagógica investigadora e problematizadora;

• Desenvolver o processo de ação-reflexão-ação, com uma postura investigativa;

• Assumir uma postura político-pedagógica na instituição de estágio de modo participante, cooperativo, consciente, crítico e ético;

• Conhecer e cumprir a proposta de Estágio Supervisionado;

• Definir em conjunto com a Coordenação de Estágio Supervisionado o período, campo e condições para realizar o estágio;

• Firmar o termo de compromisso de estágio com a instituição concedente;

• Comparecer assídua e pontualmente ao local de realização de estágio;

• Obedecer às normas da instituição onde estiver realizando o estágio;

• Apresentar comportamento ético e postura profissional durante a realização do estágio;

• Participar de reuniões e atividades referentes à realização do estágio.



6. Deveres do estagiário

Antes:

• Conhecer e cumprir a Proposta de Estágio Supervisionado;

• Definir em conjunto com a Coordenação do Estágio Supervisionado período, campo e condições para a realização do estágio;

• Firmar o termo de compromisso de estágio com a instituição concedente.

Durante:

• Conhecer o Projeto Político e o Regimento Escolar da escola concedente.

• Manter em ordem e atualizada a documentação do estágio;

• Comparecer aos estágios pontualmente, nos dias, horas e locais pré determinados;

• Assumir comportamento ético e profissional em todas as atividades de estágio;

• Ser discreto na maneira de vestir;

• Zelar pelo material da instituição concedente;

• Justificar-se junto ao Professor(a) regente e Coordenação de Estágio Supervisionado em caso de faltas, desde que por motivos plausíveis e aceitáveis.



Depois:

• Elaborar relatório suscinto e objetivo do seu Estágio Supervisionado, apresentando conclusões e sugestões;

• Participar do Seminário de Estágio Supervisionado;

• Entregar os Cadernos de Estágio, os quais poderão ser retirados após 01 ano;

• Participar do Cerimonial de Formatura.



7. Atribuições dos Coordenadores de Estágio

• Acompanhar, orientar e avaliar os alunos estagiários na sua Prática Pedagógica;

• Assessorar os alunos (as) estagiários (as) que não demonstrem habilidades na Prática Pedagógica com as crianças, que tenham dificuldades no decorrer do estágio ou que não correspondam aos critérios e instrumentos de avaliação propostos, orientando-os individualmente para que possam redimensionar sua prática e desempenhar um bom trabalho.

Obs: Caso algum estagiário não dê o retorno satisfatório após orientações e assessoria, os orientadores de estágio poderão decidir, em conjunto com o mesmo, interromper sua prática, deixando-lhe aberta nova oportunidade, após ter buscado aprofundamento teórico/prático e sentir-se preparado para um novo estágio.

• Realizar visitas de acompanhamento (mínimo duas visitas).



8. Atribuições da Escola concedente de Estágio

• Cedência das instalações que forem necessárias para a prática do Estágio Supervisionado;

• Designar um responsável pelo acompanhamento dos estagiários na instituição;

• Comunicar ao orientador de Estágio qualquer anormalidade ocorrida durante o estágio;

• Assinar a documentação comprobatória do Estágio Supervisionado, constando o período de realização, carga horária cumprida e atividades realizadas;

• Proporcionar condições para que o estagiário vivencie atividades práticas na sua linha de formação.



9. Atribuições dos Professores Regentes da Classe de Aplicação

• O professor regente deverá acompanhar o trabalho do estagiário, orientá-lo e estar junto no planejamento e nas atividades desenvolvidas e intervir no trabalho, se houver necessidade, ou se perceber dificuldades por parte do estagiário (a);

• O professor regente juntamente com a Direção da Escola, deverá enviar “Ficha de Avaliação de Desempenho Mensal do Aluno Estagiário.” Esta ficha será emitida pela Coordenação de Estágio.



10. Avaliação da Prática Pedagógica e da Atuação do Aluno(a) Estagiário(a).



• Participação em todas as atividades propostas pelo estágio. Presença efetiva nas reuniões de assessoramento e nas atividades de estágio (salvo em casos especiais);

• Pontualidade: Estar atento(a) para o horário de início e término das atividades de estágio, para a data de entrega dos trabalhos solicitados e para as demais atividades que fazem parte do estágio;

• Comprometimento: Demonstrar responsabilidade individual e coletiva;

• Postura de investigação: Evidenciadas através da condição de diagnosticar situações e problemas de buscar alternativas de solução para as mesmas;

• Perspectiva globalizante e transdisciplinar na ação pedagógica. Elaboração de atividades que contemplem as diversas áreas do conhecimento e que sejam coerentes com os princípios orientadores da proposta pedagógica de estágio;

• Domínio teórico nas produções escritas e orais, coesão, coerência e logicidade;

• Atuação participativa, cooperativa, autônoma e crítica expressa nas diversas situações de estágio;

• Atualização constante evidenciada por leituras e outras fontes de informação;

• Planejamento em dia (do caderno de estágio);

• Organização e estética do caderno e do ambiente escolar;

• Coerência entre projeto e atividades;

• Metodologia/recursos;

• Seminário no final do semestre;

• Ficha de Avaliação de Desempenho Mensal do Aluno Estagiário.

11. Organização do Caderno de Estágio


No caderno deverá constar:
• Dados de identificação do estagiário;

• Dados de identificação da Escola de estágio;

• Referencial Teórico;

• Proposta de Estágio;

• Análise da realidade da Escola;

• Contextualização da turma;

• Sistema de avaliação da Escola;

• Projetos;

• Plano de aula.



No final do estágio devem ser elaboradas:

• Análise reflexiva do estágio;

• Pareceres do professor regente e Direção.



12. Elaboração dos Projetos

A partir do 1º dia de aula, a aluna deverá elaborar projeto. Nele deve constar:

• Nome do projeto;

• Justificativa;

• Objetivos gerais e específicos;

• Recursos/Metodologia;

• Conteúdos (por área de conhecimento);

• Atividade desafiadora;

• Cronograma;

• Avaliação do aluno;

• Avaliação do projeto.

13. Plano de Aula

Educação Infantil

• Data e número de aulas;

• Organização por momentos;

• Reflexão diária.



Anos Iniciais

• Data e número de aulas;

• Proposta da aula (agenda);

• Contextualização/Problematização;

• Atividades (detalhadas);

• Reflexão diária:pontos positivos e negativos da aula, o que houve de aprendizagem, de crescimento e o que não foi significativo. É o espaço de refletir a prática, não é um relatório de aula.



14. Observações

• O estagiário deverá ter sempre seu caderno em dia;

• O estagiário só poderá faltar nas reuniões de estágio e assessoramento, mediante justificativa médica;

• No final do estágio é obrigatório entregar o caderno de estágio;

• Manter-se sempre com postura profissional (ética e estética);

• Participar de todas as atividades que a Escola de Estágio promover;

• Organizar o Seminário de Conclusão de Estágio juntamente com os demais estagiários;

• Participar da Formatura.



15. Como ser um bom estagiário

• Pense e queira crescer na área profissional começando aprender a aprender;

• Seja dedicado, responsável e atencioso na oportunidade concedida;

• Seja pontual;

• Tenha atitudes de ética profissional;

• Desenvolva as atividades com eficiência e eficácia;

• Exponha suas idéias, no momento oportuno,, para um melhor aproveitamento das atividades realizadas;

• Cumprimente diariamente superiores, demais colegas e alunos;

• Seja amigável, chamando as pessoas pelo nome;

• Cuide de sua apresentação pessoal, sendo discreto na forma de vestir(utilize o uniforme da escola);

• Tenha espírito de equipe e colabore com as pessoas;

• Preste atenção ao que estão falando e, em caso de dúvida, pergunte;

• Apresente sugestões para a execução das tarefas que forem solicitadas.

• Zele pelo material da instituição;

• Aceite críticas, pense a respeito e tire proveito dos ensinamentos;

• Sempre verifique a qualidade de suas tarefas antes de passá-las adiante;

• Se você cometer um erro, admita-o;

• Corrija seus erros, aprenda com eles e procure não repeti-los;

• Seja discreto em suas anotações e observações;

• Mantenha desligado o seu aparelho celular durante o estágio;

• Esteja atento para alguns aspectos do seu desenvolvimento pessoal, que tem implicação direta na sua formação profissional:

- Visão e conhecimentos globais;

- Constante aprimoramento, aprendizado contínuo;

- Conhecimento teórico;

- Flexibilidade e criatividade.



“ ENSINAR É UM GESTO

DE GENEROSIDADE,

HUMANIDADE E

HUMILDADE”.



Ciente: ______________________________

Data: ______/_______/_______.

Fátima Bavaresco                                   Alci Finatto
Coordenadora do Curso Normal             Diretor

                                                                                                                                                                  

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