quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Viagem de Estudos: 7 povos das Missões

No dia 09/10, às 22h, partimos de Três Passos rumo a uma viagem que nunca havíamos nos desafiado a realizar: "Visitar os 7 povos das Missões Jesuíticas". Eu e a profª Tere, junto com as alunas das turmas 20 e 30 fomos as pioneiras deste grande sonho.

Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis no Rio Grande do Sul, composto pelas Reduções  de:São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio. .
Nosso primeiro ponto: São Borja

A primeira redução Jesuítica no Brasil, fundada em 1682, é uma das cidades mais antigas do nosso estado e do Brasil.
 A lei estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", conhecida desta forma por ser berço de dois filhos ilustres presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.


Mausoléu Getúlio VArgas
No meio da Praça XV de Novembro, no centro da cidade, está o Mausoléu projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Esta obra foi inaugurada na passagem dos 50 anos do falecimento do grande estadista brasileiro.

estátua em homenagem à Getúlio Vargas



Museu Getúlio Vargas

Museu João Goulart





Igreja Matriz São Francisco de Borja


túmulo da família Goulart/Brizola

túmulo da família Vargas

cais do Porto/Rio Uruguai

ponte internacional que liga São Borja à cidade de Santo Tomé/ Argentina

Duana Santo Tomé/ Argentina


entrada de São Borja
estátua de São Borja/ entrada da cidade

2º ponto: São Nicolau

Foi fundada em 1626, porém destruída nos anos seguintes pelos bandeirantes.Em 1687, fundava-se novamente São Nicolau, com cerca de três mil indígenas, provenientes da planície Argentina. Muitos indígenas que haviam sido derrotados na invasão de 1683, regressaram, trazendo seus apetrechos e trataram de recuperar as taperas, enquanto dedicavam-se à lavoura.
Depois de um ano de intenso trabalho de recuperação, abateu-se sobre o povoado, um intenso furacão, que o destruiu. Voltaram ao trabalho de recuperação, e decorrido mais um ano, um incêndio destruiu novamente a maior parte do povoado. Passadas, porém estas adversidades, o povoado volta a prosperar. Instalaram-se olarias e carpintarias, demarcaram-se as ruas, refizeram-se as casas e o Templo. O Templo construído era majestoso. Não se sabe exatamente quem teria sido o fundador de São Nicolau nesta etapa, o certo, porém, é que o Padre Anselmo de La Mata quem concluiu a Igreja. São Nicolau torna-se o mais populoso povoado e o que tinha os maiores rebanhos de gado, ovinos e equinos.
Museu arqueológico missioneiro



Praça Roque Gonzáles


ruínas da Igreja


cabildo


Figueira centenária


Adega da redução



Igreja Católica

Sobrado dos Silva


piso da Igreja da redução

Antigo chafariz

Nenhum comentário:

Postar um comentário