segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Viagem de estudos - 7 povos II

Dia 11/10 - Terça-feira

Manhã: São Luiz Gonzaga

Em 1687 inicia a historia de São Luiz Gonzaga, quando Miguel Fernandez, sacerdote da companhia de Jesus chega acompanhado de 2.922 índios, oriundos da redução de Conceição ( Argentina), e constrói a Terceira redução Jesuítica dos Sete Povos . Este povoado localizou-se no mesmo local da praça da cidade, dando continuidade ao trabalho e o objetivo de construir uma cidade que oferecesse segurança, contra os incêndios e ataques bandeirantes. Os padres ensinaram os índios a construir de pedra arenito as casas, o colégio, a igreja. Nas oficinas  eram produzidas as telhas, os tijolos, os sinos, e mais tarde a estatuária que teve um enorme significado para esse período, onde os guaranis puderam colocar em prática um de seus talentos: a escultura em madeira e aprender a talhar outras formas como o estilo Barroco esculpido no Cedro, madeira nativa da região.

Museu Senador Pinheiro Machado



Museu - Pia Batismal



Igreja de Pedras

Tarde: Santo Ângelo

O início da história da cidade está ligada com a fundação em 1707 da redução de San Angel Custódio, a última redução dos Sete Povos das Missões e que localizava-se no atual espaço que compreende a Praça Pinheiro Machado, Catedral Angelopolitana e arredores, reconhecido hoje como o Sitio Arqueológico de Santo Ângelo Custódio, centro histórico do município.

Igreja Angelopolitana

escavações

Monumento em Homenagem ao índio Sepé Tiaraju


Memorial Coluna Prestes
São Miguel das Missões
É a mais bem preservada de todas as reduções brasileiras, reconhecida pela UNESCO como patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Consta que a construção foi iniciada em 1735 e encerrada dez anos depois, sob a condução do arquiteto italiano João Batista Primolli, o mesmo que também construiu San Ignácio Mini, anos antes. A igreja, toda em estilo renascentista, possuía três naves com cinco altares dourados e cobertos de imagens de santos, em pedra e madeira, todas talhadas pelos próprios índios.
Ao lado direito da igreja de São Miguel, está a torre, com 25 metros de altura, onde originalmente havia cinco sinos, um dos quais, com mil quilos, está no museu existente nas ruínas.



O lugar é  maravilhoso!!!!







Fonte missioneira- descoberta recentemente




Foi uma viagem incrível!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário